Yip Man – O mestres dos mestres

Extraído na íntegra do site da ISMA NO BRASIL no endereço www.sifuandreas.com. Aproveite para visitar.

Yip Man, o Grão-Mestre de Wing Tsun foi o 8º de sua linhagem de sucessores. Nasceu em uma família rica que possuía uma grande fazenda e muitas propriedades em Fatshan. Alguns devem ter imaginado que ele era uma criança mimada com uma vida facil e que nao tinha nenhum preparo físico. Mas para a surpresa de todos, demonstrou um interesse especial pela arte da luta. Começou a praticar Wing Tsun aos 13 anos de idade com o seu mestre Chan Wah Shun até a sua morte 3 anos depois.

Após a morte de seu mestre, Yip Man foi para Hong Kong estudar. Lá ele recebeu a educação secundária em uma respeitável escola católica, a St. Stephen College of Hong Kong. Por destino da vida conheceu Leung Bik em Hong Kong que era o filho mais velho de Leung Jan e foi o irmão de treino de Kung Fu, Chan Wah Soon, mestre de Yip Man.

.
Leung encontrou em Yip Man as qualidades, temperamento e atitudes necessárias e se ofereceu para ensiná-lo tudo que aprendera com seu pai, Leung Jan. Yip seguiu Leung Bik por muitos anos e aprendeu todos os segredos do Wing Tsun. Mas Yip Man não estava tão satisfeito com o que aprendera. Com 24 anos voltou a Fatshan e lá praticou por muito tempo com seu irmão mais velho de Kung Fu, Ng Chung. Então com a disciplina de Ng, ele pode refinar suas habilidades até o mais alto grau. Existem muitas estórias e anedotas principalmente sobre os feitos de Yip Man em Fatshan. Conta-se que ele desmontou, rápido como um raio, a câmara de uma pistola apontada para ele por um soldado perverso, também dizem que com um grande chute ele quebrou uma porta corrediça feita com barras grossas como um braço de um homem. Ou ainda que participou de muitos duelos em a cada vez ele subjulgava o desafiante em menor tempo.
.

Apesar de sua fama inigualável em Fatshan, Yip Man não tinha a intenção de ensinar suas habilidades a ninguém, a não ser seu próprio filho. Durante a segunda guerra mundial, quando grande parte da China estava sob o controle militar japonês, a rica fazenda de sua família faliu e ele começou a passar por dificuldades.

Com os japoneses na cidade de Fatshan o nome de Yip Man chegou aos ouvidos do comandante japonês que o convidou para o posto de instrutor do exército japonês. Instigado por seu patriotismo e o ódio contra os invasores, preferiu recusar o convite. Depois da guerra se mudou para Hong Kong com a família. Seu orgulho próprio e um temperamento incomum, somado ao fato de ter nascido em uma família rica, fez com que essa mudança fosse muito difícil para ele encontrar um emprego adequado e por muito tempo ele e sua família viveram na pobreza.

Em 1949, a convite de um amigo próximo, deu aulas para os membros da Associação dos Trabalhadores de Restaurantes em Hong Kong. No início os membros não prestaram muita atenção em Yip Man, nem tiveram respeito pelo que ele estava ensinando, pois o kung fu Wing Tsun diferente dos “longas pontes e amplas posturas” de outros estilo de kung fu e por isso não é tão atraente a primeira vista. Assim como seu mestre, Yip Man não queria exibir suas habilidades, exceto quando fazia parte de exibições públicas. Esta é a razão pela qual o Wing Tsun não era tão conhecido naquela época.

Depois de 2 anos como instrutor na Associação, aonde teve poucos alunos, ele fundou sua própria academia e começou aceitar alunos que não fossem trabalhadores de restaurantes. Muitos desses primeiros estudantes que o seguiram nos últimos 2 anos, se apressaram para ajudá-lo com a nova academia. Foi aí que então o kung fu Wing Tsun começou a chamar a atenção dos fãs de kung fu. Mais tarde quando mais e mais estudantes o procuravam, ele teve que mudar a academia para um espaço maior. A fama de Yip Man e sua prática se espalharam rapida e amplamente e atraiu a admiração de um numero cada vez maior de seguidores, particularmente de força policial de Hong Kong.

Com a intenção de impulsionar ainda mais a divulgação do Wing Tsun, ele fundou em 1967, com a ajuda de seus alunos a Associação Atlética de Wing Tsun de Hong Kong, abrindo assim mais turmas e tornando o Wing Tsun ainda mais conhecido. Em maio de 1970, quando as turmas e aulas estavam firmemente estabelecidas, ele decidiu se aposentar, para aproveitar uma vida calma, depois de passar todas as obrigações de sua academia para seu aluno preferido, Leung Ting.

Em sua aposentadoria, ele normalmente era visto tomando chá sozinho em diversas casa de chá, pela manhã, a tarde ou a noite, ou então rindo e contando algumas piadas com seus discípulos, sempre lembrando a eles que ele era o seu mestre.

“Por que se pôr como superior? Você está em uma posição importante se as pessoas o respeitam”
G.M. Yip Man

.
.

Entre 1970 e 1971, Bruce Lee, um dos discípulos de Yip Man de tornou um famoso artista de filmes de Kung Fu. Apensar de Bruce ser mais conhecido pelo seu Jeet-Kune-Do, ele é conhecido também por muitos como discípulo de Yip Man por um certo tempo. Yip Man, por outro lado nunca se sentiu orgulhoso de ter um aluno superstar. Sempre que alguém o elogiava por ter sido professor do Bruce Lee, ele simplesmente respondia com um sorriso.

Raramente ele contradizia as pessoas que faziam comentários injustos ou enganados sobre as teorias do Wing Tsun. A verdade era a verdade e Yip Man era Yip Man. Não fez diferença para a reputação do Wing Tsun se ele ensinou ou nao Bruce Lee.

Em 2 de dezembro de 1972, Yip Man, o grande Grão-Mestre faleceu, deixando como legado o grande estilo de Kung Fu e a perpetua missão de ser cuidado com atenção por seus discípulos.

Anúncios

One response to this post.

  1. Obrigado pela sua visita ao meu blog..
    Realmente partilhamos algo em comum…
    Forte abraço meu amigo

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: