Meu olhar sobre o Aikido

Postado originalmente no portal da Academia Central de Aikido de Parnamirim.

“Aiki não é uma técnica para lutar com ou derrotar o inimigo. É o caminho para reconciliar o mundo e fazer dos seres humanos uma só família.” Morihei Ueshiba

Iniciei no Aikido no mês em março de 2005, na ACAN. Em que pese já ultrapassados 6 (seis) anos, minha prática passou por vários estágios – momentos de treinos mais intensos e outros com menos assiduidade. Ocorreu, inclusive, de eu me afastar por um ano e meio, período em que, por imposição do meu trabalho, fui morar no interior.

No entanto, nunca perdi o vínculo com o Aikido. No período em que estive afastado, teve ocasiões em que me acordava mais cedo para fazer suburis ou rever o kihon até o 2º kyu, que era minha graduação de então, tendo como único recurso a observação de vídeos e um software 3D de Aikido. Fazia inclusive sozinho inspirado no vídeo taichi aiki que encontrei no youtube.

Passados três anos, retornei à academia, trazendo junto a minha esposa, a grande parceira nessa caminhada. Durante esse percurso acrescentei à minha concepção outras práticas, marciais ou não. Meus treinos, no entanto, continuaram sem o ritmo intensificado, de modo que não tenho sido um praticante modelo. Tanto que ainda estou no 1º kyu, após todo esse tempo.

Acredito, no entanto, que estou, agora numa nova fase, buscando, finalmente, o meu aprimoramento, depois de, mais uma vez, analisar os fins do Aikido.

Segundo Masafumi Sakanashi, “cada pessoa está capacitada, de acordo com o momento de sua vida em que se encontra para aprender certas coisa e outras não”, acrescentando ainda que “a pessoa está em condição de dedicar-se autenticamente à prática do Aikido ou que não chegou o momento”.

Quero crer que finalmente percebo o significado da frase de O sensei já transcrita:

“Aiki não é uma técnica para lutar ou derrotar o inimigo. É o caminho para reconciliar o mundo e fazer dos seres humanos uma só família.”

Confesso que algumas vezes senti-me em situação difícil quando praticantes de outras artes, e não foi somente uma vez, me perguntam por que treino Aikido.

Já me vi por várias ocasiões pesquisando acerca de opiniões sobre os fins, bem como a eficiência do Aikido.

Hoje, talvez pela prática simultânea de outra arte marcial, tenho uma visão, para mim, mais clara acerca dos fins do Aikido. O Aikido é uma arte de burilamento. É um instrumento de aperfeiçoamento do indivíduo, assim como a cerimônia do chá, busca o aprimoramento espiritual com sua etiqueta. No entanto, distingue-se o Aikido desta por ter como instrumento a técnica marcial.

Importante observar, no entanto, que não haverá como lograr êxito no intento espiritual sem o domínio do instrumento, que no caso é o marcial. Embora não seja o fim último do Aikido buscar a defesa pessoal, faz-se imprescindível dominar suas técnicas defensivas para se alcançar o refinamento do espírito.

Poder-se-ia perguntar: mas arte marcial sem fim último de defesa?!

É isso mesmo! Então qual seria o objetivo do Iado? Defender-se de ladrões ou inimigos com a espada?

Quero crer que esta concepção move minha prática atual, dotado do foco na atenção da perfeição marcial, para se alcançar o espírito. Interessa-me, nessa nova fase, agora treinando na Academia Central de Parnamirim, treinar, treinar, repetir e repetir.

A perfeição é o fim, a defesa é o bônus e a graduação é conseqüência.

De posse dessa visão, mais do que nunca curvo-me a O sensei e sua arte e, agradeço aos senseis que a fizeram chegar até mim, bem como aqueles que auxiliam na sua propagação.

Domo Arigatô Gozaimashita.

Ribamar Lopes 1º Kyu

2 responses to this post.

  1. Perfeito exemplo de um Aikidoca que sabe onde quer chegar com sua arte. Descobriu, com o treino e com estudo, a que se destina o Aikidô: “O Aikido é uma arte de burilamento. É um instrumento de aperfeiçoamento do indivíduo…” É isso aí.

    Responder

  2. Valeu Vinícius, sempre marcando presença. Abraço.

    Responder

Deixe um comentário

