Etiqueta no Dojô

Um Dojô (escola) de Aikidô segue rigorosamente as regras tradicionais da boa conduta. Seu espírito provém diretamente do Fundador do Aikidô e é um lugar onde são transmitidos os seus ensinamentos. Cabe a cada estudante honrá-lo e seguí-lo com sinceridade.

Quando você entra no Dojô, entra num mundo diferente, num mundo de guerreiros. Pode ser um lugar de respeito e amistosa camaradagem – ou um covil de paranóia e desconfiança. No tatame do Aikidô, atacamos e somos atacados, aprimorando a nossa capacidade de responder intuitivamente. É a corrente subjacente de etiqueta e comportamentos sociais que nos permite praticar em segurança, disciplinar e redirecionar as reações agressivas e desenvolvendo os sentimentos de compaixão e respeito.

A cerimônia que abre e fecha cada pratica do Aikidô representa uma reverencia formal ao Kamiza, seguida de um bater de palmas repetido duas vezes; depois faz-se uma reverencia ao Fundador e uma última entre instrutores e alunos. As reverencias ao Kamiza simbolizam o respeito pelo espírito e ensinamentos do Aikidô, como também a gratidão pelo fundador que desenvolveu esse sistema de pratica e estudo.

As palmas repetidas duas vezes simbolizam a unidade, musubi. O primeiro bater de palmas envia vibrações e liga o seu espírito ao espírito do Fundador e à consciência universal. As vibrações que você recebe de volta dependem de suas próprias crenças e atitudes espirituais.

A correta atitude de respeito, sinceridade e humildade, bem como a atmosfera adequada, são essenciais para o processo de aprendizado; e, como o Aikidô é uma arte marcial, constituem ingredientes imprescindíveis para a segurança de cada indivíduo.

Postado originalmente no site da Academia Aikido RS Aikikai

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Isso é algo muito importante a se saber, porém algumas pessoas pouco sabem ou dão valor.

    Gostei muito, em breve replicaremos no Aikido potiguar.

    Abração .

    Responder

  2. Aguardo ansioso pelo post no Aikido Potiguar, desse aspecto tão importante do treino.
    Grato pelo comentário.
    Abraço.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: