Aikido O desafio do Conflito

CAPA LIVRO O DESAFIO DO CONFLITO - de Masafumi Sakanashi Sensei

LIVRO AIKIDO O DESAFIO DO CONFLITO - de Masafumi Sakanashi Sensei

já li uma quantidade razoável de livros sobre Aikido. Alguns mais filosófisos, outros mais práticos, mais marciais, outros ainda sob o enfoque espiritual, bem como aplicado à realidade cotidiana extramarcial.

No entanto, dentre os vários, boa surpresa tive com “Aikido o desafio do conflito” de Masafumi Sakanashi Sensei. Sem pretensão de ser um manual  ou tratado filosófico, é uma verdadeira conversa de mestre sob à luz da visão de uma vida doada ao Aikido. Traz a arte para a vida do praticante como forma de iluminar a estrada que conduz ao caminho para o desenvolvimento individual, numa abordagem de absoluta intimidade com o nosso cotidiano. Já é este um dos meus livros prediletos, o qual li e reli, e que gostaria de indicá-lo àqueles que vêem o Aikido além da prática física e para além do tatame, posto que sempre ao relê-lo me sinto mais firme entusiasmado na minha jornada no caminho da harmonia da energia.

5 responses to this post.

  1. Interessante, o aikido mostra sua realidade ao longo do tempo.Quando eu era iniciante, logo no primeiro ano de treino tínhamos alguns dizeres:
    “O uke é a pedra que amola a espada(Nage)” ; “O tatame ensinar” ;
    Hoje é que eu começo a perceber o que isso queria dizer, assim como o colega, após ler e reler vários livros de aikido, alguns me mostram coisas e ensinamentos que antes eu não estava preparado nem era a hora para aprender .
    Fico feliz por perceber que as sementes que o sensei Rodrigo plantou estão brotando, o tatame esta ensinando e os Uke(vida) estão amolando os NAGE.

    Meu amigo, um forte abraço e sucesso na sua evolução.

    Responder

  2. […] do Conflito” no Brasil editado pela Ed. Pensamento, o qual tive recentemente oportunidade de compartilhar a prazeirosa experiência da sua […]

    Responder

  3. […] em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Lia na época o livro “Aikido o Desafio do Conflito” de Masafumi Sakanashi, quando pensei se haveria como inserir a filosofia do Aikido na minha […]

    Responder

  4. […] junto com “Aikido em Três Lições Simples” de Richard Moon e Aikido – O Desafio do Conflito, de Masafumi Sakanashi, é este mais uma das pedras a ladrilhar o caminho que escolhi para o meu […]

    Responder

Deixe um comentário

