A arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen

Acredito que todos aqueles que treinam Aikido, devem sentir dificuldades para explicar a utilização desta arte como caminho, em face da idéia pré-concebida de arte marcial como luta, projetada pelos filmes, cujo grande ícone foi Bruce Lee, seguido de vários outros tais como Jackie Chan, Jet Li, etc.

No entanto, com grande maestria, o livro “A arte cavalheiresca do Arqueiro Zen” de Herrigel Eugen, facilita-nos essa tarefa, quando utilizando como fundo o caminho do arqueiro, para demonstrar a supremacia da finalidade espiritual por trás dos diversos caminhos espirituais japoneses, cuja práticas são meros instrumentos para crescimento individual como é o caso do próprio Kyudo (o caminho do arco), mas como também a cerimônia do chá, o arranjo de flores a arte sumi-e. Embora não mencione (nem teria como fazê-lo em face de escrito em 1948 quando o Aikido estava acabando por nascer oficialmente) o trajeto, os relatos e os fins, são perfeitamente enquadráveis na nossa prática, de modo a fazer-me acreditar indispensável à todos os aikidoístas, bem como aos praticantes dos demais caminhos disponíveis, notadamente de origem nipônica.

Aborda ali as dificuldades, a necessidade de perseverança, a necessidade do desprendimento e a supressão do ego para sem objetivos alcançar o fim maior, num angustiante paradoxo para o praticante que deve deixar de desejar alcançar um objetivo para atingi-lo. Desprender-se de um resultado para alcançá-lo…retirando o “Eu” para ser um com a ação natural, alcançando a perfeição.

É portanto, um excelente depoimento que nos serve de inspiração e reforço na caminhada

Anúncios

2 responses to this post.

  1. …muito legal este livro. Outros livros do tipo, tais como: O Zen na Arte de Condizir a Espada, O Anel do Caminho e a Mente Liberta você pode ler em http://impressione.wordpress.com/livros/ . Vê lá.

    Responder

  2. Valeu vinícius pela dica. Um abraço.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: