As dobras do Hakama

Passando pelo blog Impressões-Aikido, li um interessante texto acerca do uso do Hakama, de autoria de Shigenobu Okumura Sensei, onde traz o significado das dobras nele existentes, que me levou a uma reflexão acerca  da atenção aos nossos atos, usos e comportamentos.

Várias atividades,que para nós um dia tiveram significado, fazemos cotidianamente através de atos mecânicos, totalmente dissociados da sua idéia original. Damos um bom dia ao outro, por exemplo, por mera formalidade, sem o sentimento real do desejo de um dia bom para o intelocutor. Muitos fazem o sinal da cruz ao passar por uma igreja enquanto está atento ao jogo no rádio. Será que quem usa o hakama, se dá conta da simbologia de que está investido? Ou nota nele apenas no dia que foi-lhe dado o privilégio de vesti-lo, esquecendo-se após o uso cotidiano? Que ele seja um sino que toca soando aos seus usuários os princípios do jin, gi , rei , chi , shin , Chu e koh, que são, nas palavras de O Sensei as Sete Virtudes do Budo, cujo significado pode ser encontrado lá no blog acima referenciado.

Anúncios

One response to this post.

  1. “Será que quem usa o hakama, se dá conta da simbologia de que está investido? Ou nota nele apenas no dia que foi-lhe dado o privilégio de vesti-lo, esquecendo-se após o uso cotidiano? ” – Boa parte, infelizmente, fica nessa segunda pergunta 🙂

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: