Lutar espada sem espada

Quando tu percebes a espada que vem abater-se sobre ti, se tu pensares em enfrentar essa espada tal como ela está, tua mente vai fixar-se na espada segundo a posição em que ela se encontra; teus movimento se perderão e tu será atingido pelo oponente. É isso que significa fixar-se.
Embora vejas a espada que vem abater-se sobre ti, se a tua mente não for detida por ela e tu te conformares ao ritmo da espada que avança; se tu não pensares em abater o oponente e eliminares de ti todo o pensamento ou julgamento; se, no instante em que tu vês o golpe da espada, tua mente não for minimamente detida e tu avançares e arrancares dele a espada; então, espada que vinha atingir-te será a tua própria espada e, de modo contrário, será a espada que atingirá o teu oponente.
No Zen, diz-se que isso é “Agarrar a lança e ferir aquele que vinha te ferir”. A lança é uma arma. A essência disso é que a espada que tu arrancas do teu adversário é a espada que vem a atingi-lo. É isso que, no teu estilo, se chama “lutar espada sem espada”.

Trecho do livro “A mente Liberta” de Takuan Soho. Ed. Cultrix.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: