A Arte da Concilição*

Por Sensei Tarciso Dantas**

Buscamos um significado para a vida, um caminho, uma possibilidade de nos encontramos com o nosso eu, a procura de entendimento, paz e discernimento.

Uma destas possibilidades é a Pratica do Aikidô, que nos leva por um oceano de oportunidades, proporcionando o fortalecimento do corpo, e o aprimoramento do espírito através de experiências interpessoais, seja no tatame e ou em nosso cotidiano.

“ A Arte da paz”, assim era conceituada pelo nosso Kaiso Mohirei Ueshiba, que pela sua vivência experimentou as atrocidades da humanidade, a imposição do indivíduo sobre o seu semelhante e tantas outras que presenciamos em nosso dia a dia.

Aos “praticantes” independentemente do nível, se achamos que temos uma excelente técnica, será que estamos elevando a filosofia a este patamar de forma gradativa? Será que o desejo do fundador era fortalecer apenas o corpo? Ou através das experiências do cotidiano buscar um entendimento para com nós mesmos e para com o outro?

As diferenças sempre irão existir, e às vezes fazemos questão de aumentá-las. A busca é o que iremos fazer com elas. É por meio delas que podemos encontrar um denominador comum e mesmo que não encontremos será que é motivo para discórdia, agressões verbais ou físicas, ou algum tipo de omissão?

Aos “praticantes” da “Arte da paz”, olhemos para o nosso ser, e nos façamos a seguinte pergunta: estou a praticar  “A arte da paz, da conciliação, da unidade” ou a imposição da minha vontade?

Todos temos uma busca particular na vida, nada nos impede de compartilhar um trecho do caminho com o nosso semelhante.

*Postado originalmente no site da Academia Central de Aikido de Parnamirim como “Um coração que Sangra“.
**Sensei Tarciso D. Gomes  – 3° Dan Aikido / Parnamirim – RN.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: