IRIMI NAGE – Finalizando o conflito, reestabelecendo a paz

Conclui no ano passado um Pós Graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Lia na época o livro “Aikido o Desafio do Conflito” de Masafumi Sakanashi, quando pensei se haveria como inserir a filosofia do Aikido na minha monografia. Serviu-me de inspiração também o subtítulo “harmonia no confronto” do Livro “Aikido Shugyo” de Gozo Shioda.

 Nessa linha, encontrei o tema da Mediação Judicial, que pretende ser um instrumento de pacificação do litígio, com objetivo de não somente por fim ao processo, mas restabelecer a pacificação social, através do método de fazer olhar o problema sob o prisma do outro.

À minha mente veio então a imagem do IRIMI NAGE, técnica do Aikido onde as partes iniciam em posições diametralmente opostas, para em seguinda olhar no mesmo sentido, e, a partir de uma confluência de energias, conduzir a um fim benéfico a ambos os praticantes.

Receei, porém, não ser compreendido no formalismo do universo jurídico, de modo que não deixei o Aikido expresso no meu trabalho, senão nos agradecimentos onde fiz referência a O Sensei, por seus ensinamentos que me conduziram naquela empreitada.

No entanto, quando da defesa oral, embora verbalizasse a mediação, visualizava o IRIMI NAGE, que era do que eu realmente tratava.

Ao fim, para minha surpresa, a banca se disse surpreendida pela minha abordagem, que superou a escrita, porque calcada em princípios, dando a nota de 9,5 (nove e meio), para mim, muito além do esperado.

Claro que tive sorte de ter pego uma excelente banca, que me deixou tranquilo para poder expressar-me, além ser composta por membros mais abertos à idéias.

Mas acima de tudo, senti-me muito gratificado em ter podido expressar-me através do Aikido, a arte cuja técnica e filosofia, escolhi para moldar meu espírito e personalidade.

Ribamar Lopes

1° Kyu – Aikido

2 responses to this post.

  1. Parabéns Riba-san, é isso aí 🙂

    Responder

Deixe um comentário

