Caçando dois coelhos

Um estudante de artes marciais aproximou-se de seu mestre com uma questão:

“Gostaria de aumentar meu conhecimento das artes marciais. Em adição ao que aprendi com o senhor, eu gostaria de estudar com outro professor para poder aprender outro estilo. O que pensa de minha idéia?”

O caçador que espreita dois coelhos ao mesmo tempo,” respondeu o mestre, “corre o risco de não pegar nenhum.

Conto Zen de autor desconhecido.

3 responses to this post.

  1. A publicação desse post não expressa necessariamente a minha opinião. Publiquei-o porque trata-se de conselho da sabedoria Zen acerca da arte marcial. No entanto, pratiquei outra arte simultaneamente, e, naquele caso, houve uma certa confusão, no que diz respeito a utilização do Kamae, que ficou compremetido pela base estudada na outra arte. Mas observo, por outro lado, que foi muito útil numa maior percepção da visão marcial do próprio Aikido, pela semelhança dos movimentos, postura relaxada e entradas, alertando-me para possibilidades, o que me deixou clara a opção de Aikido em não machucar, apesar de estar com possibilidade de fazê-lo. Confesso, inclusive, que estou hoje de olho n’outra arte, a qual acredito, que por sua raiz comum me ajudaria no meu estudo marcial. A propósito indico o site guerreirointerno.com.br, que tem uma interessante abordagem do Aikido com Jiu Jitsu no seguinte link http://www.guerreirointerno.com.br/search/label/Jiu-Jitsu%20com%20Aikido.
    Por fim, não tenho minha opinião conclusiva acerca desta sentença. Quem sabe no futuro, com a experiência terei minha resposta.

    Responder

  2. Posted by Paulo on 7 de setembro de 2012 at 12:14

    É possível pegar dois coelhos sim, mas um de cada vez.

    Responder

Deixe um comentário

