O QUE É UM SHIHAN

É sabido que o Sensei Edgardo Novelino é agora Edgardo Novelino Shihan. Para muitos paira uma dúvida quanto a exata dimensão do título e quais os pré-requisitos para sua concessão. Desta feita, disponibilizo o texto do Sensei John Stevens Shihan, autor de diversos livros de Aikido, como forma de esclarecer estes pontos.
john stevens

 A definição clássica de “shihan” é “aquele que dominou os segredos de uma arte e divide esses segredos em uma transmissão pessoa-a-pessoa, de  coração-a-coração – um hábil instrutor da mais alta integridade em quem se pode confiar plenamente.”

O nível de shihan é largamente empregado nas artes japonesas: pode-se ser um shihan em Caligrafia, shihan em Cerimônia do Chá, ou shihan em Shakuhachi(flauta).

As exigências para o título de shihan variam. Em alguns casos, uma promoção que enfatiza a graduação depende quase que exclusivamente de destreza técnica, posição ou (alas!) política interna. Esta tendência é a a mais
desafortunada porque,no budo clássico, a técnica não pode ser dissociada do caráter. De acordo com um antigo provérbio, “se seu coração não é
verdadeiro, suas técnicas serão falsas”.

Os alunos refletem o ensinamento e atitude de seu professor, tanto fora como dentro do tatame. Assim, um shihan está sempre ensinando, 24 horas por dia.
Tradicionalmente, entende-se que um shihan carrega consigo uma grande responsabilidade moral em relação aos alunos. “Shihan” é geralmente
traduzido para o inglês como “instrutor- mestre”, mas talvez uma expressão mais adequada seja “modelo de bom exemplo”.

De Shirata Sensei, meu shihan, aprendi técnicas maravilhosas. Mas, o que é mais importante, estudei a maneira como ele vivia.

Um dia, quando fui visitá-lo, encontrei em seu jardim. Ele estava sentado em
seiza, estudando um livro, tomando notas – realmente concentrado naquilo.
Embora tivesse 74 ou 75 anos, estava tentando melhorar a si mesmo como professor. Seu Aikido aprimorou-se dos 75 anos aos 80. No tatame, buscou a essência do Aikido durante sua vida inteira. Desse modo, seu exemplo inspirou-me a persistir em meus estudos. Ele era um shihan – um modelo.

Ishida Sensei, que faleceu recentemente no Havaí aos 90 anos , passou 25 anos ensinando quatro noites por semanas por quase nada. Esse é o tipo de inspiração que procuro. Uma atitude de professor, a maneira como ele ou ela aborda e lida com situações, é muito mais importante que sua técnica.

Quais os pré-requisitos para ser um shihan ? Eu diria: “Caráter.”

No Japão, 6° dan é visto como o equivalente a uma licença plena de mestre.
(Para tornar-se um mestre pleno no Japão exige-se cerca de 20 anos de estudo.) E, no Japão, 7°, 8°, ou 9° dan são níveis honorários agraciados por longo e dedicado serviço prestado ao Aikido.

No Norte do Japão, onde fui treinado, a graduação era utilizada algo
informalmente. Quinto dan era entendido como sendo graduação de shihan.
Nunca houve dúvidas sobre quem era shihan ou não; se você era 5°dan e estava ensinando, então era shihan. Assim desde que fui promovido a 5° dan, fui registrado nos registros da Aikido Association of Miyagi Prefecture como “John Stevens, Tohoku Fukushi University Shihan”.

Entendo que há algumas dificuldades com o uso do termo shihan fora do Japão.
Não estou familiarizado com essas dificuldades, e não posso comentá-las.
Como sempre digo, o sistema de graduação é arbitrário. Algumas pessoas que merecem altas graduações não estão interessadas, e aquelas pessoas que estão em busca de títulos tendem a treinar com professores que irão promovê-los.
Minha tendência é não pôr muita ênfase na graduação. Para mim, o mais importante é a relação com um professor que serve como modelo. Esta pessoa que serve como um modelo é um shihan.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: