Os aikidocas se jogam?

Há um questionamento comumente feito entre os que não praticam Aikido quanto a veracidade das projeções. Já vi  várias pessoas perguntarem ou até acusarem de ser a prática uma farsa, posto que alguém finge que bate e o outro finge que cai.

No entanto, a visão da arte marcial disseminada foca-se somente no aspecto técnico em bater e defender. A prática do Aikido vai mais adiante. Por ser uma arte marcial interna (procura o desenvolvimento do poder interior); trabalha-se a  harmonização. As projeções  (ukemis) estão nesse contexto. Quando o praticante percebe uma força contrária vindo em sua direção, ao invés de confrontá-la, este a desvia e harmoniza-se (mussubi) com a força oposta; num ponto estratégico causa o desequilíbrio (kusushi) do oponente e neutraliza o ataque sem o uso da força. A partir deste ponto, aquele que atacava, tem sua força neutralizada e devidamente controlada. Quando a energia lhe é devolvida, solução mais sábia é ceder soltando-se na direção da condução para realizar um ukemi (queda) cuja técnica também é constantemente treinada. Com isso pode-se desfazer o aprisionamento causado por uma torção, evitar a energia retornada em sua direção ou simplesmente harmonizar-se com o solo a fim de evitar o choque.

Portanto o aikidoca se joga sim! Não para fingir um golpe sofrido, mas para harmonizar-se com o contra-ataque que conduz à queda e com o solo que vai de encontro.

Portanto, dá próximo vez que vir uma apresentação de Aikido pense sobre isso. Se mesmo assim não ficar convencido com a apresentação,  tente praticar e perceber com a própria experiência.

Será um prazer tê-lo conosco.

Ribamar Lopes

Anúncios

3 responses to this post.

  1. Esse tipo de questionamento, faz com que possamos nos harmonizar com os conflitos intelectuais. Vejo como uma oportunidade de evoluir,quando alguém me questiona sobre a eficiência do aikido.

    Forte abraço, Ribamar!

    Responder

  2. Desconhecimento de causa, geram opiniões equívocadas.Treine e entenda !

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: