O que faz um adulto procurar a prática de Arte Marcial? Isso não é coisa de criança? Ou de pessoas que gostam de confusão?
Mas afinal, o que se aprende com a prática de uma arte marcial?
Diversamente do que muitos possam imaginar, na prática de arte marcial pratica-se o respeito, a gratidão, o conhecimento do próprio corpo e suas limitações. A partir da observação do corpo, chega-se também a análise dos comportamentos, daí um fator psicológico, tais como a insegurança, o medo, a agressividade. Ultrapassado esta, pode-se chegar à calma, à segurança, ao respeito ao outro. Com o alívio da tensão física, a mente fica mais calma e as respostas passam a ser mais positivas.
Com o trabalho da respiração, tornamo-nos mais atentos ao nosso corpo e percebemos melhor as tensões que deturpam nossas compreensões e respostas. Inspirando tornamos conscientes, expirando relaxamos. Relaxado, pensa-se menos aguçando mais a atenção e conseguindo dar a resposta mais adequada à situação.
Muitos dos conflitos começam nas agressões verbais. Quando entendemos que o dito não machuca e deixamos ele passar, uma disputa termina antes de começar. Não há o que temer, pois se passar da agressão verbal haverá uma saída física. Então porque se estressar? Melhor deixar passar…
A segurança proporcionada por essa atitude, melhora o poder de tomadas de decisão, muito útil na área profissional.
Estando a saúde mantida pela prática de atividade física, o corpo e a mente ficam desbloqueados, livres para as demais atividades da vida, o que é representado pela própria modificação postural.
Com a superação dos obstáculos impostos pelas dificuldades físicas e mentais, sentimo-nos mais capazes de superar desafios, em qualquer área da nossa vida.
Portanto, arte marcial não é um hobby, coisa só pra criança ou de quem gosta de confusão, mas é verdadeiramente um estilo de vida.
Ribamar Lopes
Posted by Israel Félix on 27 de abril de 2013 at 12:31
Isso é uma grande verdade! E como ajuda na nossa vida cotidiana.
Posted by Ribamar Lopes on 27 de abril de 2013 at 12:38
Mais uma vez grato por sua participação Sensei Israel, da Academia de Aikido Potiguar. Abraço.
Posted by aldqueiroz on 2 de novembro de 2016 at 8:32
Sim, Arte Marcial é algo a ser levado muito a sério, não deveria ser encarada como ‘lazer’.
Mas, definitivamente, Arte Marcial não é um caminho de vida adequado a todas as pessoas. Não digo que quem pratica Arte Marcial seja melhor, superior aos outros, claro que não! Apenas é uma questão de afinidade! “Cada homem faz aquilo para o que seu coração se inclina”.
Posted by Ribamar Lopes on 2 de novembro de 2016 at 9:16
Olá André Luiz.
Penso do mesmo modo.
Abraço.
Posted by Leo on 2 de novembro de 2016 at 20:57
Linda foto de nosso Otake Sensei em seus 50 e poucos anos!
Posted by Ribamar Lopes on 3 de novembro de 2016 at 16:54
Legal. Foi extraída da internet.👍
Posted by Ildo Enor Rodrigues de Almeida on 3 de novembro de 2016 at 16:23
Quanto mais praticantes tivermos menos violência teremos e o mundo será mais justo e humano.
Posted by Ribamar Lopes on 3 de novembro de 2016 at 16:55
Tomara que assim seja!!!