Significado de Mussubi

splogo-small.gif

“A unidade é o poder de Deus que resolve todos os conflitos. O processo de unificação dos opostos é musubi*, a junção das duas faces de Deus. A força centrípeta, yang e tendente ao centro, funde-se com a força centrífuga, ying e tendente ao afastamento do centro, criando assim o equilíbrio perfeito das galáxias. Musubi é movimento porque, sem movimento, não pode haver junção. Seu símbolo é a espiral a reciclar perpetuamente a própria energia, processo que não tem começo nem fim. É continuidade e mudança, a dualidade em busca do um e o um em busca de seu extremo.”

(…)

Toda vida, toda atividade universal é processo musubi*. Ciclo de vir-a-ser, é o processo de movimento dinâmico entre os extremos opostos da lei universal; a única constante no universo é a mudança. Nada permanece o mesmo por um único dia, uma hora ou mesmo um segundo. A Noite se transforma em dia; as neves do inverno trazem as flores da primavera. Nós nascemos e morremos. Nascimento e morte, decadência e renascimento, o ciclo da vida – tudo é mudança. Mudança é vida, e a capacidade de mudar revela-se essencial para o crescimento. A liberdade que encontramos na constatação e aceitação dessa verdade – de que nada permanece o mesmo -, eis a fonte do poder da verdadeira criatividade.

(…)

Pela aplicação física de musubi* desenvolve  uma compreensão mais entranhada no coração do que na mente. Por meio de Keiko e experiência aprendemos a confiar no seu poder. O termo Keiko refere-se à prática e ao treinamento, mas seu significado mais profundo é reflexão e refinamento, a volta à origem para descobrir a realidade

Mistugi Saotome

Aikido e a Harmonia da Natureza, Ed. Pensamento, São Paulo, 2005,p.43/44.

*  ora encontramos nos textos disponíveis na internet o termo traduzido por Mussubi, ora por Musubi. Na obra em referência a tradução é Musubi.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: