Hombu Dojo é a minha referência

Existem vários mestres e estilos técnicos difundidos por todo o mundo. Observando os praticantes, vê-se os seus referenciais. Em que pese o mérito dos vários mestres existentes, com estilos inigualáveis desenvolvidos através de vários anos de estudos, busco seguir o estilo Hombu Dojo, apresentado na figura do Doshu Moriteru Ueshiba. Um misto de precisão e fluidez… um Aikido belo de se ver e se praticar, sem firulas e malabarismos; preciso sem ser grosseiro… fluido sem ser banal ou fraco.

É a própria manifestação dos ensinamentos de Ô Sensei Morihei Ueshiba, o seu avô, posta em prática.

É ele, para mim, a grande referência do autêntico Aikido. Nele que me inspiro e tento observar, para quem sabe um dia, poder fazer ver na minha técnica a sua influência.

Não fui ainda ao Japão, mas está nos meus planos para um futuro, sabe-se lá quando. Mas vejo com atenção os seus ensinamentos existentes na mídia.

Tenho visto algumas interpretações dos movimentos básicos de Aikido. Desenvolvendo meu estudo pessoal, recorrendo à fonte, analiso o posicionamento de alguns aspectos estudados.

Por exemplo, muitos que seguem o estilo que quando realizam o ushiro ukemi – aparam o corpo na ponta do pé. Ocorre que nas instruções do Hombu Dojo, deita-se o pé, para facilitar o ukemi. Alguns dizem que deitando o pé repetidamente, poder-se-á lesionar o pé ao longo do tempo. Creio, no entanto, que isso pode-se dar se apoiar-se no pé; mas o correto é deitar o pé e ceder, sem esforço, de modo a permitir uma real fluidez do ukemi.

Veja como se dá a instrução do Hombu Dojo:

Outra instrução que difere nos Dojos, é quanto ao método de levantar-se. Muitos descem primeiro a perna esquerda e ao subir elevam logo a direita. Tem até livro ensinando isto. Justificam que era a forma que os samurais utilizavam para sacar a espada. Ocorre que o Hombu Dojo ensina justamente o contrário. Talvez porque trata-se de uma arte deliberadamente dos tempos de paz? Não sei. Mas assim o é. Vejamos no vídeo abaixo:

Portanto por essas e outras, tendo que optar por um ou outro entendimento, tenho como norte para meu estudo as lições do Hombu Dojo e as técnicas do Doshu Moriteru Ueshiba.

Deixe um comentário

