Quero uma arte marcial. Será que escolho o Aikidô?

 Antes de escolher uma arte marcial,  necessário primeiro que o pretendente consulte suas próprias motivações.
Por causa de Steven Seagal algumas pessoas têm curiosidade de saber como é o Aikidô, mas nem sempre se agradam quando conhecem. Primeiro lugar, porque aquilo que o ator mostra não é Aikidô,  mas meras técnicas isoladas da arte. Segundo porque o Aikidô é uma arte marcial diferenciada, com objetivos distintos da maioria das demais práticas,  em face do seu objetivo de aprimoramento pessoal. Embora seja para todas as idades, sexo e condição social,  não se adequa a todos os interesses. Mesmo sendo uma arte marcial,  NÃO É LUTA, NEM ESPORTE;  é em verdade uma disciplina marcial.
Se busca o candidato ser um lutador, o Aikidô não supre essa necessidade. Quem pratica Aikidô não o faz vinculado a uma utilização  real contra outrem.  O Aikidoca trabalha para extinguir o sentimento de agressividade provocado por nossos medos e inseguranças.
Portanto não se confunde com as lutas esportivas, nem com as artes de estrita defesa pessoal. Trabalha uma forma de se evitar o conflito quer através de atitudes mentais ou comportamentais.  Importante observar, no entanto,  que havendo situação inevitável, deve ser útil à defesa, pois suas técnicas marciais herdadas dos campos de batalha e adequadas aos seus fins, são estudas para o alcance da perfeição. É como um bote salva vidas feito para ser seguro e eficiente,  embora sua intenção mais sincera seja não precisar usá-lo. Aproveita-se o treino sem focar em rivais, oponentes ou inimigos. O maior inimigo é o nosso medo e agressividade que nos metem em situações difíceis.
Portanto para quem quer ser lutador, Aikidô não é uma boa escolha.
Mas se quer ser uma pessoa melhor, disciplinada, mais tranquila, gentil, consciente de si e portadora de um bote salva vidas eficiente, que provavelmente nunca será utilizado,  o Aikidô é uma excelente opção.

José Ribamar Lopes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: