Filosofia e Prática – Um só caminho

image

O treino do Aikidô deve ser diário. O refinamento da técnica se dá com a prática. Mas não se treina Aikidô só tecnicamente… temos de estudar os princípios filosóficos, se não, deixa de ser Budô. O Aikidô surgiu das intuições e estudos religiosos do Fundador. É o que o diferencia da maioria das demais artes marciais, deturpadas com o cultivo da exaltação dos méritos pessoais.
A ênfase somente na técnica tenderá ao desequilibrio que culminará na exaltação do ego e na separação. Creio que não foi isso que Ô Sensei ensinou. Se olharmos profundamente já andamos todos muito separados. Os símbolos dos nossos grupos, às vezes, denunciam isso. Às vezes nos comportamos como times e queremos vez ou outra mostrar-mo-nos melhores. Tenho tentado refletir sobre isso… Tento estudar as técnicas; mas tenho procurado também as fontes filosóficas e a meditação, a fim de buscar perceber aonde estou saindo do caminho. Aonde estou refletindo no outro um erro que na verdade é meu.

José Ribamar Lopes

Deixe um comentário

