20
ago
A ARTE DOS SANTOS
Posted 20 de agosto de 2015 by Ribamar Lopes in Aikido. Tagged: aikido, arrogância, cobiça, fundador, humanidade, incoerência, inveja, pau oco, paz, santo, sucesso. 2 Comentários

Ukon Takaiama – o samurai de Cristo
O Aikido tem tantos objetivos elevados que faz crer que é uma arte de santos… nada disso… na verdade tudo que vem com muita doutrina gera santos de pau oco. A concorrência, a competitividade, a inveja, a busca por sucesso e a necessidade de destaque está onde o ser humano estiver. O fundador dizia que o Aikido é para levar à paz em todos os cantos do mundo… mas não é assim… tem sido a própria arte motivo de separações… assim como é nas religiões… grupos distintos não se cruzam.
Gosto desta arte pelo que ela é…, pelo que representa para mim, e não pelo que tenho encontrado… conheci muitas pessoas.. conheci pessoas boas… confio em poucas… vejo muita empáfia e arrogância… incoerência… mas isso não afeta a arte… treino Aikido pelo Aikido… melhor que fosse diferente… mas a vida é como é… e no Aikido também… Eu treino pelo que acredito… tento mudar a mim mesmo, embora seja ínfimo o progresso, mas a busca me satisfaz.
José Ribamar Lopes
um José no Aikido
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Posted by Vinicius Brasil on 21 de agosto de 2015 at 12:00
Vixe, perdi a conta dos anos que sigo este preceito: “treino Aikido pelo Aikido… “
Posted by Ribamar Lopes on 21 de agosto de 2015 at 19:08
Sei disso, Vinicius! : )