Viver Sem Crise

capa livro viver sem crise.png 2

Acabei de ler o livro “Viver Sem Crise -10 passos Essenciais para conquistar uma vida mais equilibrada”, da Jornalista, Consultora e praticante de Aikido, Olga Curado.

olga_curado

Tomei conhecimento do seu trabalho após ler a matéria sobre às assessorias que havia prestado ao ex-presidente Lula e à então presidenciável Dilma Rousseff.

Atraído por esse enfoque, passei à buscar notícias relacionadas à autora na rede e, à medida que tomava conhecimento do alcance seu trabalho, aumentava minha admiração, tendo, inclusive, em 2011, republicado aqui no blog mussubi as páginas da revista Cláudia, contendo a matéria.

Essa descoberta reforçou o meu desejo pré-existente de um rumo semelhante, já iniciado quando da construção deste blog em 2010, de um Aikido aplicado à vida cotidiana, inicialmente inspirado no Livro de Richard Moon (Aikido em Três Lições Simples), bem como no trabalho de José Roberto Bueno Sensei, no Dojo Aikido Harmonia.

Nessas pesquisas descobri ainda o trabalho de outras pessoas como as palestras do Sensei Oldair Amadeo do Dojo Masakatsu e o métódo do Professor Fernado Bellato do site Guerreiro interno, entre outros.

Nesse contexto surgiu a ideia de levar o Aikido ao meu ambiente de trabalho, com a Oficina de Aikido, em prática no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Ocorre que, por ocasião do Seminário de comemoração dos 50 anos de Aikido no Brasil, tive a inesperada oportunidade de treinar justamente com a jornalista Olga Curado, o que para mim foi um grande momento. Aproveitei para manifestar a admiração que tenho ao seu trabalho e expor sobre as atividade que venho realizando.

Muito atenciosa, ouviu-me e presentou-me, após, com o seu mais recente livro “Viver Sem Crise -10 passos Essenciais para conquistar uma vida mais equilibrada”, o qual já estava prestes a adquiri-lo.

Embora já fosse esperado do livro uma excelência no que diz respeito às lições úteis ao gerenciamento de crise, em face do currículo da autora, surpreendi-me ainda com uma abordagem para além de técnica, posto que repleta de sabedoria, própria de quem vivencia o próprio método ensinado, através das práticas no tatame e nos trabalhos de consultoria, entremeado com conhecimentos de ensinamentos budistas, presente na sua obra.

Portanto, não é este um livro para ser lido por um impulso, de uma única vez; pois cada capítulo tem um estudo peculiar a ser debruçado com toda atenção. Ouso dizer que este trabalho, devido a sua profundidade, é passível de ser considerado como “A Arte da Guerra”  dos dias atuais.

Agora, junto com “Aikido em Três Lições Simples” de Richard Moon e Aikido – O Desafio do Conflito, de Masafumi Sakanashi, é este mais uma das pedras a ladrilhar o caminho que escolhi para o meu Aikido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: